sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMINÁRIO REGIONAL PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
11 e 12 de maio de 2011


NÚMERO DE PARTICIPANTES INSCRITOS: 162
NÚMERO DE AVALIAÇÕES ENTREGUES: 50

RESUMO DAS AVALIAÇÕES

A título de ilustração, seguem abaixo três textos entregues ( os erros de português foram mantidos conforme o original):

“Este seminário, para eu foi muito rico em conhecimento, a respeito para como agir como cuidar dos meninos. E até mesmo na minha casa, com a minha família. Estou feliz. As vezes ou nem sempre, não sabemos nada sobre aquela criança, o motivo dela ou até se tem alguma doença. Mais mesmo assim sei que gosto muito do meu trabalho e sinto realizada só tenho de agradecer a Deus por eu estou viva e adoro a vida.”
“Como Conselheira Tutelar, saio daqui hoje com uma nova visão do abrigamento de crianças e adolescentes, especialmente no sentido da excepcionalidade, de reavaliar cada caso e de lutar para que a família tenha condição de cuidar de seus filhos, fazendo com que a rede de atendimento possa se efetivar. Em geral foi muito bom, especialmente pelas experiências reais aqui compartilhadas.”
“ Eu como serviços gerais, não tenho não me vejo tão necessária. Mas gosto do que faço, procuro na medida do possível conversar com as crianças, como se fosse eu que estivesse neste contexto. Todos os dias tenho o cuidado de conversar no momento oportuno de ajudar no que for necessário. Gostei das informações, mas talvez me falte sabedoria necessária para julgar ou sugesticiar algo. Até o momento não tenho como sugesticionar, algo, mas sim me colocar como agente ajudador no Plano já trabalhado por vocês.”


PRINCIPAIS CRÍTICAS:

- Pouca participação de Conselheiros Tutelares
- Falta da fala de Conselheiros Tutelares nas mesas de debates.
- Pouco tempo para tanto conhecimento
- Saí daqui com necessidade de melhorara, fazer alguma coisa neste processo.
- Gostei muito do evento por mesclar políticas públicas e experiências, trazendo novas idéias de diferentes serviços envolvidos.
- Gostei muito! Parabéns pela iniciativa e pela realização. Esclarecedor e desmistificador. A criança tem direito à convivência familiar, mas os abrigos não são a encarnação do mal. Pode ser bom apesar de....
- As palestrantes foram muito construtivas mas faltou comentários sobre a problemática sobre o que fazer para retirar as drogas dessas crianças e adolescentes.


PRINCIPAIS SUGESTÕES:

- Incluir Conselheiros Tutelares nas apresentações e debates
- Seria bom se fizessem um evento desse tipo com os membros de famílias de meninos abrigados para compartilhar dificuldades e sugestões entre si para se ajudarem.
- Esse tipo de evento podia acontecer de 6 em 6 meses de forma que envolvesse todos os profissionais que atuam nos órgãos que lidam com este tipo de perfil(usuários).
- Participação das autoridades que financiam e mantêm o funcionamento dos abrigos para reforçar sua responsabilidade, compromisso, bem como sensibilização.
- Apresentar proposta para município que não tem rede de abrigamento, como forma de estímulo e direcionamento para implantação de uma rede de assistência eficiente.
- Convocação de participação para atores importantes para a Rede.
- Pensar formas de envolver e comprometer os Conselheiros Tutelares.
- Como sou servidora da Secretaria da Saúde nunca participei de seminário com esse tema, achei válido e muito interessante. Sugiro organizar outros semelhantes.
- A exposição dos convidados devia ser mais curta para dar tempo de haver questionamentos e exposições de idéias.
- Olhar mais os Conselheiros Tutelares do interior. Fazemos o serviço mais difícil de ir no local, fazer todos os relatórios e não temos satisfações no final do caso, sentimos frustrados . Sugiro mais atenção das autoridades do judiciário para melhorar.
- Estar presente os responsáveis pelo CREAS e Conselheiros Tutelares.
- Sugiro que, da próxima vez, alguns casos fossem apresentados para que fosse mostrado como, na prática, se articula redes de serviços. E talvez, apresentado casos difíceis onde diferentes serviços, junto com o público, pudessem pensar juntos soluções possíveis para o caso.
- Pensar em efetivar agendas intersetoriais e de fortalecimento dessa rede.
- Possibilitar a exposição de experiências locais, nos Próximos encontros.
- Gostaria que as autoridades competentes fizessem alguma coisa para retirar das ruas as drogas, construindo abrigos para tratamento de viciados. Não queremos crianças mortas nas ruas por policiais ou por causa do vício.
- Caso tenhamos outros encontros, trazer outras experiências de outros estados, se possível, de outras regiões do país.
- Manter o evento em um dia e meio para não sobrecarregar e não atrapalhar os trabalhos nas instituições.
- Fazer um evento com mais tempo, uns três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário