sexta-feira, 3 de junho de 2011

I SEMINÁRIO REGIONAL

Ocorreu nos dias 11 e 12 de maio o I Seminário Regional para debater formas de implementar, no Estado de Goiás, o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CONANDA).
A mobilização das três esferas do governo é de extrema importância para a articulação de novas formas de intervenção que assegurem esses direitos de forma integrada entre o poder executivo, poder judiciário e os vários programas do governo. A proposta do Plano é transformar a cultura da institucionalização de crianças e adolescentes, fortalecendo e preservando seus vínculos familiares e comunitários, através do investimento em política pública de atenção à família.
A importância das ações transversais e intersetoriais dentro do poder público, do diálogo entre operadores de direito, operadores sociais e a sociedade civil organizada, possibilitará transformar as diretrizes previstas no Plano Nacional, em ações concretas e articuladas, de responsabilidade do Estado e dos diversos atores que compõem a rede de atenção à criança e ao adolescente. Para tanto, participam deste evento representantes: da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude, da Prefeitura de Goiânia, dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescentes, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da PUC-SP.
Crianças e Adolescentes precisam ser vistos de forma indissociável de seu contexto familiar e comunitário, e como sujeitos de direitos.

Apoio:

GEAAGO
PETROBRAS
GOVERNO FEDERAL
GOVERNO DE GOIÁS

Nenhum comentário:

Postar um comentário